terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Silencio

Estava sentada na berma do passeio, com as pernas encolhidas entre os braços. De tão embrenhada nos meus pensamentos nem reparei quando se aproximou. Era velhinha e andava com dificuldade. Tinha um casaco bege, gasto, sujo e um pequeno lencinho vermelho em volta do pescoço que a mantinha mais quente. Acordei do meu transe quando me disse bom dia. Levantei os olhos, e, sem que tivesse tempo de pensar ouvi-me a dizer bom dia. Eu não a conhecia, ela não me conhecia; e disse-me bom dia. Costumo ser invisível a quem passa. Mesmo com a cabeça levantada costumo ser indiferente as pessoas que não me conhecem e com quem me cruzo na rua. Não os condeno, comungo da mesma ânsia de chegar a sitio nenhum. Penso no meu destino, na minha vida e quero apenas chegar rapidamente. Não vejo se aquela pessoa que se cruzou comigo naquela esquina estava triste, se ia a chorar. Não vejo se me sorriu, se olhou para o chão. Porque não os conheço, e estou a pensar em mim. Ela nunca me tinha visto, podia ter continuado o seu caminho em silencio, mas não. Sorriu e disse Bom dia.

2 comentários:

nuno medon disse...

Olá! Isso é sinal que a senhora simpatizou contigo, mesmo que estivesses absorvida nos teus pensamentos. Eu também já me cruzei com idosos na Rua e eles tb me diziam bom bia, ou boa tarde sem me conhecerem de lado nenhum. E diz lá que não sabe bem receber um bom Dia de uma pessoa que não te conhece de lado nenhum?? beijos

Andreia Azevedo disse...

Olha isso tambem me acontece...as vezes pergunto a quem está ao meu lado "conheces?" =D

E sabe bem ver que as pessoas são tão simpáticas, mesmo quando nós não estamos atentos ao k se passa a nossa volta. Também sabe bem ler estes textos*