quarta-feira, 16 de março de 2011

2006-2009

Às vezes tenho saudades da Faculdade. Não das aulas que ia ou das que faltava para me enfiar no mundo paralelo da qual fazia parte, mas da Faculdade. Dos corredores apertados onde toda a gente se esbarrava, se conhecia, dos bons dias efusivos. Às vezes tenho saudades de pessoas de quem nunca fui próxima mas que davam vida àquele pequeno edifico, tenho saudades de ir a correr para a estação e chegar sempre em cima da hora do comboio, de adormecer na viagem, de chegar molhada à faculdade sempre que chovia, de me levantar as 6 e chegar a casa às 23. Da JPR, de trabalhar para lá, dos lanches Jprianos na sala de convívio, que mudou de sitio duas vezes em três anos, dos almoços, das conversas, das gravações nos estúdios de rádio...


Hoje perguntaram-me se já tinha acabado o curso - "Sim, em 2009". Desencadeou-se um emaranhado de lembranças, perguntas, pessoas, pensamentos que nem fui capaz de ordenar. Percebi que o que mais tenho saudades é daquilo que acreditava na Faculdade. De achar que, apesar da crise, quando acabasse o curso tudo ia ficar bem e que iria haver lugar para nós, simples estudantes apaixonados pela profissão dos nossos sonhos. De acreditar que se nos esforçássemos muito alguém iria ver que tínhamos valor.

É mentira. É a maior das mentiras. Ser jornalista é uma porcaria. Ninguém trata bem um jornalista, a não ser que precise dele, e quando deixar de precisar... Ninguém leva a sério um jornalista. Ninguém acha que um jornalista é de confiança, qualquer um pode ser jornalista se conhecer a pessoa certa mas quem dava um pedacinho do corpo para exercer a profissão, com qualidade, não conhece ninguém. Jornalista é, geralmente, mal pago e trabalha que nem louco. Resumindo: Ser Jornalista é uma porcaria e eu permaneço apaixona por esta profissão, que  vai ser, sempre, dos meus sonhos. Gente maluca!

2 comentários:

Adriana disse...

E quando há paixão, tudo se torna melhor***

Quita disse...

Tbm tenho saudades. E é caso para se dizer: Ainda bem que fui para assessoria! Muda Elsa, que amor e paixão, infelizmente não nos enche a carteira.

Quando não tem que ser, não tem que ser. ;)

Beijinhos ladianos***