terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eu sou dela, ela é minha!

Nunca conheci muito bem a minha cidade, para ser sincera acho que nunca quis. Vivo aqui desde que me conheço: cresci, estudei, fiz amigos aqui mas nunca conheci mais do que os poucos quilómetros que separam a minha casa do centro da cidade. Nunca conheci pessoas, nunca me conheceram a mim e eu gostava. De rir e deixar o meu espírito fluir sem ter de olhar por cima do ombro, sem ter de endireitar as costas e fechar-me dentro de mim por ter que manter a postura. Sempre achei que nesta cidade só existia Agosto e as festas da altura, que na maior parte das vezes não eram interessantes o suficiente para me arrancar de casa. Conheci melhor o Porto, é verdade, mas sempre gostei de cá viver, porque era bom voltar a casa à noite, cansada. 
Quando, um dia, conheci tudo melhor: todos os cantos, todas as ruas, todos os problemas, as coisas boas, deixei de gostar. Conheci muita gente, conheciam-me também. O meu espírito encurralou-se, de vez, na minha postura séria. Tantas vezes representei aquilo que não acreditava, aquilo que não pensava. Outras houve em que me entreguei de corpo e alma, em que me extasiei, não nego, mas de tanto conhecer tornei-me incapaz de admirar. Não me arrependo. Cresci mais do que um dia esperei, aprendi coisas que nunca imaginei.
Acho que vejo melhor as coisas, agora, à distância. Agora que voltei a encantar-me com as luzes que há noite preenchem a estação, que o meu espírito voltou a fluir. Voltei a defender esta cidade com toda a força, voltei a admirar, a pertencer. Agora sei que a Trofa é muito mais que as festas de Agosto, leio todas as notícias que encontro, formulo opiniões . E é agora que estou tão mais longe, que me sinto estranhamente mais perto.

5 comentários:

Adriana disse...

"voltei a encantar-me com as luzes que há noite na estação"

ora bem, essas so existem agora xD lol

"eu sou da Trofa e a Trofa é minha" cantavamos nós na primária... pro bem ou pro mal, é a cidade onde crescemos e jamais iremos esquecer. Apesar do provincianismo nojento xD

Tulha disse...

que bonito, celse :')

Andreia Azevedo disse...

Como eu percebo cada palavra *

E* disse...

Eu sei. Ninguém me entenderia melhor que TU, Andreia*

Anónimo disse...

"Nunca conheci muito bem a minha cidade, para ser sincera acho que nunca quis."

adorei, Elsa!

Joana Quaresma