Com a evolução da Internet muitos foram os conceitos, aparentemente, estranhos e complicados que surgiram. "Tagging", apesar de à primeira vista parecer um desses termos que ninguém entende, é na realidade algo verdadeiramente simples. Com a existência de grandes lotes de informação a circular na Internet, o "tagging" (etiquetagem) surgiu como uma forma de facilitar a localização daquilo que pretendemos. Assim, a um determinado conteúdo, seja ele imagem ou texto, há uma palavra-chave associada, que nos irá ajudar a encontrá-lo.
segunda-feira, 19 de março de 2007
sexta-feira, 16 de março de 2007
Web 2.0? O que é?
É muito simples, há cerca de cinco anos atrás, a Internet sofreu uma grande viragem, e apesar da sua grande difusão, começou a ser necessário o aparecimento de mais e melhores conteúdos, de motivações aos utilizadores, e que ao mesmo tempo a web se tornasse mais democrática.
Web 2.0 é o termo usado para descrever a segunda geração da
World Wide Web e, cuja novidade reside na possibilidade democrática e sem barreiras de dar a sua opinião. Com a web 2.0 não é necessário saber muito de informática para publicar uma página na Internet, a ideia é que o ambiente online seja mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdos. Por outras palavras, é uma maneira de utilizar a inteligência colectiva para desenvolver a web.Na web 2.0, a peça-chave é um maior poder para o usuário. Como exemplo disto temos a Wikipédia, onde as informações são disponibilizadas e editadas pelos internautas.
Basicamente, a web 2.0 assenta em conceitos como:
- Participação
- Descentralização
- Confiança no conteúdo dos utilizadores
- Mistura de Conteúdos
- entre outros...
" Não é você que se adapta à web, mas a web que se adapta a si"
Subscrever:
Mensagens (Atom)